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SHEILA ANDREOLI BALEN

DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

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Biografia

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2001). Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lili Safra (IIN-ELS) - Instituto Santos Dumont, Macaiba, RN (2021-2022). Diretora da Academia Brasileira de Audiologia (2009-2011). Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia entre UFPB e UFRN. Pesquisadora da base de pesquisa audição e linguagem do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN. Vice-chefe do Departamento de Fonoaudiologia da UFRN (2015-2017). Coordenadora do Curso de Especialização em Audiologia da UFRN (2014-2015). Coordenadora do curso de aperfeiçoamento "O uso do sistema de FM no ambiente escolar" pelo Departamento de Fonoaudiologia, LAIS/HUOL, COMFOR/UFRN, SEDIS em parceria com a SECADI/MEC (2015-2016). Vice-coordenadora do Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia entre UFPB e UFRN (2017-2019). Produtividade em Pesquisa CNPq (2023-2026). Coordenadora do Projeto ReAbilita - 2177/2022 - FINEP/ NCTI com FOB/USP, UFPB e UFS (2024-2027). Coordenadora do Projeto Sistema de Gestão em Saúde Infantil- Chamada Pública 21/2023 - DECIT/MS- CNPq (2024-2026). Coordenadora do Projeto Universal - Citomegalovírus congênito em lactentes (2024-2026). Atua como orientadora de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso, mestrado e doutorado na área da Fonoaudiologia. Sua principal linha de investigação científica e de inovação tecnológica envolve desenvolver, validar e estudar a aplicabilidade e eficácia de tecnologias voltadas à identificação, diagnóstico e intervenção em audição e no neurodesenvolvimento, contribuindo para a caracterização do desenvolvimento típico e atípico de crianças, bem como para compreensão da natureza dos transtornos da audição e sua correlação com outros transtornos do neurodesenvolvimento. Utiliza métodos psicoacústicos, eletrofifiológicos, eletroacústicos e de neuroimagem (Espectroscopia de luz-infravermelho próximo) com estímulos auditivos verbais tanto para descrever processos do neurodesenvolvimento típico quanto atípico e a partir de modelos de intervenção auditiva, cognitiva e de linguagem em crianças com transtornos da audição e do neurodesenvolvimento. Além de atuar no desenvolvimento de processo de gestão em saúde infantil com aplicabilidade para as Redes de Atenção em Saúde.

Formação Acadêmica

Áreas de Atuação

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