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CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA

INSTITUTO METROPOLE DIGITAL

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Biografia

Charles é Professor Adjunto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2012. Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado (2007) e pós-doutorado (2008) em Informática pela Université Pierre et Marie Curie (Sorbonne Université). No mestrado trabalhou no tema da arquitetura de software para motores de jogos digitais. No doutorado trabalhou no tema da construção automatizada de estratégias adaptativas para personagens de jogos de estratégia complexos. No pós-doutorado trabalhou no tema da aprendizagem de perfis de usuários. Foi Engenheiro de Pesquisa Desenvolvimento da empresa MASA France (2008-2012), com sede em Paris, atuando no desenvolvimento de sistemas inteligentes para simuladores militares. Sua carreira de docente, pesquisador e desenvolvedor tem sido dedicada às áreas de Jogos Digitais, Inteligência e Educação, tendo diversos focos tais como a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial para a construção de personagens automatizados e para a aprendizagem de perfis de jogadores, a aplicação do Pensamento Computacional para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a aplicação de técnicas de Gamificação para promover o engajamento na execução de tarefas, o design de Jogos Sérios com o intuito de permitir o acompanhamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, sempre investigando desde a concepção e desenvolvimento até a experimentação e avaliação das soluções. Tem atuado em diversos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação nestas áreas. Em 2019, recebeu o prêmio de 1 lugar com o jogo educacional digital Pharos no II Workshop de Inovação da CAPES, voltado à aprendizagem da Matemática. No Instituto Metrópole Digital (IMD), coordenou iniciativas em diversos cursos, tais como a criação da Ênfase em Programação de Jogos Digitais do curso técnico em Tecnologia da Informação, a criação do Programa de Estudos Secundários em Produção de Jogos Digitais do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), a criação do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e a criação do curso de Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do BTI por vários mandatos, ajudando a reestruturar o projeto pedagógico do curso. Foi gerente adjunto da incubadora de empresas Inova Metrópole (2014-2015). Foi coordenador do PPgITE (2016-2021). Foi vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI) (2021-2023). Foi estrategista de inovação da Game Mind Studios, uma startup no ramo das tecnologias educacionais para a qual foi co-fundador (2020-2022). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (2020-2022). É coordenador do curso de EMAA. É vice-coordenador da Residência em Tecnologia da Informação - turma TCMRio. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais registrado no CNPq, assim como do Laboratório de Jogos Digitais e Educação (GameLab). É coordenador do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN). É membro do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software (SETE). Participou da organização de vários eventos locais, regionais e nacionais, com destaque para as coordenações gerais do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020) e do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022). Participou das comissões de criação do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e) e do Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames). É revisor de diversos periódicos e conferências nas áreas dos Jogos Digitais, Informática na Educação, Educação em Computação e Tecnologias Educacionais.

Formação Acadêmica

Áreas de Atuação

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